Inspeção e Manutenção Preventiva em Sistemas de Combate a Incêndio
São ações realizadas para assegurar a imediata disponibilidade dos Sistemas de Emergência, e devem ser executadas por profissionais habilitados e treinados constantemente para efetuar ensaios periódicos de funcionamento, diagnósticos, calibragem, regulagem e limpeza dos sistemas de emergência.
Estes sistemas são a parte essencial para redução de perdas, muitas vezes elevadas, motivadas por incêndio em qualquer edificação.
Toda edificação, de acordo com as normas e leis vigentes no País, estado ou cidade, através da direção, gerência, engenheiros ou mesmo dos técnicos de segurança do trabalho, devem constituir um programa de manutenção preventiva periódica de todos os equipamentos que envolvem a proteção contra incêndio.
Estas manutenções preventivas devem ser realizadas por profissionais especializados, garantindo a eficiência dos sistemas de combate a incêndio e devem sempre atender as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros (IT-CB), assim como as Normas ABNT e NFPA de acordo com a periodicidade específica e recomendada por cada uma delas.
Os principais sistemas que envolvem a segurança contra incêndio, são:
• Sistemas Hidráulicos
• Sistemas de Detecção e Combate a Incêndios
• Sistemas de Supressão e Extinção Automática
• Sistema de Iluminação de Emergência